1ª de Maio - Dia do Trabalhor


Dia 1° de maio, segue sendo um dia festejado, por todos; crianças, adolescentes, adultos, idosos e acima de tudo, e obviamente, os trabalhadores. Me digam uma coisa, como seria o mundo se todos os trabalhadores parassem de uma vez ? Seria um caos, tudo iria parar de funcionar, o que move o mundo são os trabalhadores.
Certo dia, li esta frase: “O seu trabalho não é a pena que paga por ser homem, mas um modo de amar e ajudar o mundo a ser melhor”- Thiago de Mello. Acredito que esta forma de amar e ajudar o mundo a ser melhor é praticada por todos os trabalhadores, que lutam de forma incessante para fazer o mundo bem melhor.
Um dia celebrado pelos trabalhadores que constroem nossa nação no meio de tantos percalços, o proletário que luta de forma ininterrupta para fortalecer as suas nações, porém, sofre com a burguesia imperando sobre o mundo e colocando os trabalhadores em condições precárias em seu ambiente de trabalho, mesmo assim segue lutando por seus direitos.
Foram várias as conquistas dos trabalhadores, aqui mesmo no Brasil, na Era Vargas, cito: Jornadas de 8 horas de trabalho; férias remuneradas; estabilidade no emprego após 10 anos; indenização por dispensa sem justa causa; convenção coletiva de trabalho e a regulamentação de trabalho as mulheres e os jovens. Esses são os benefícios conquistados por essa classe que luta diariamente.
O golpe militar de 1964 representou a mais dura repressão enfrentada pela classe trabalhadora do País. As intervenções atingiram sindicatos em todo o Brasil e o ápice foi o decreto nº 4.330, conhecido como lei antigreve, que impôs tantas regras para realizar uma greve que, na prática, elas ficaram proibidas.
Depois de anos sofrendo cassações, prisões, torturas e assassinatos, em 1970 a classe trabalhadora vê surgir um novo sindicalismo, concentrado no ABCD paulista. Com uma grande greve em 1978, os operários de São Bernardo do Campo (SP) desafiaram o regime militar e iniciaram uma resistência que se estendeu por todo o País.
Após o fim da ditadura em 1985, as conquistas dos trabalhadores foram restabelecidas. A Constituição de 1988 instituiu, por exemplo, a Lei nº 7.783/89, que restabelecia o direito de greve e a livre associação sindical e profissional.
Hoje, 1º de Maio de 2015, Trabalhadores das mais variadas classes, setores e regiões ainda buscam o respeito perante governos, empresas e sociedade. Uma luta contínua na história da humanidade. 

Matéria escrita pelo aluno
Mário Ítalo - Técnico em Logística - 1ª ano

Postagens mais visitadas deste blog

JUBILEU DE OURO DA ESCOLA PAULO VI

DIA DO DIRETOR ESCOLAR

Sarau Cultural 2015