EEEP Paulo VI é bem avaliada em comissão de estudo sobre EEEP's (Matéria-Maio/2012)
Visitando a Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI
A Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI está localizada na Rua Jorge Dummar, número 1841, no bairro Jardim América, em Fortaleza (CE).
"Minhas percepções sobre a escola foram ótimas, ela é bonita, limpa, organizada e os alunos são disciplinados. Percebe-se que existe respeito entre discentes, docentes e funcionários "
"Minhas percepções sobre a escola foram ótimas, ela é bonita, limpa, organizada e os alunos são disciplinados. Percebe-se que existe respeito entre discentes, docentes e funcionários "
Nossa primeira visita foi pela manhã e estávamos acompanhados pela professora a qual ministra a disciplina de Prática do Trabalho Docente I . Ela conversou com uma das coordenadoras, e explicou que as nossas visitas seriam para observar e coletar os dados sobre a escola. Depois que entregamos a declaração a essa coordenadora, conseguimos permissão para visitar a escola.
O primeiro local o qual fomos observar foi à biblioteca, que está localizada na sala de multimeios, a cor das paredes desta sala são amarelas e existem fixados nas paredes: mensagens informativas e retratos de pessoas consideradas importantes, como por exemplo: o Papa Paulo VI e alguns professores. O local possui: armários; cadeiras; muitos livros nas estantes e em cima das mesas; tem também um móvel o qual comporta uma televisão, aparelhos de dvd (s) e revistas.
Enquanto nós observávamos a biblioteca, haviam duas professora na sala, distribuindo novos livros aos estudante. Essas professoras nos apresentaram as fichas de empréstimo dos livros, e explicaram que os alunos podem pegar apenas um livro didático e um paradidático durante um período de sete dias. Elas também nos contaram que a escola é em tempo integral e as aulas profissionalizantes ocorrem nesse período, simultaneamente, com a formação científica básica do ensino médio; segundo as docentes, o processo seletivo é realizado através das notas dos discentes durante o ensino fundamental. Sobre o uso da farda, esclareceram que os alunos veteranos só podem frequentar as aulas uniformizados, enquanto os novatos devem comparecer à instituição usando camisa branca, calça jeans e tênis.
O pátio da instituição funciona como estacionamento. A quadra de jogos serve também como refeitório.
Na segunda visita, agora sem a professora da disciplina de Prática do Trabalho Docente I, fomos atrás da coordenadora, a qual havia nos recebido no primeiro dia, mas ela estava ocupada resolvendo os problemas dos professores. Então decidimos conversar com o porteiro, ele nós informou sobre os horários da escola. Depois disso, resolvemos observar: os corredores; o térreo do estabelecimento escolar; o primeiro andar da escola; a quadra; e o momento do intervalo.
Percebi que nos corredores haviam fixadas nas paredes mensagens, como: “ A vitória pertence ao que mais persevera”; “ Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI – um novo modo de ver, sentir e cuidar da juventude”; “Educar é a arte de fazer pessoas”; “ Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós” .
No térreo, tem: o pátio; a quadra; a cozinha; alguns banheiros; o Laboratório de Ciências; existem também as salas: da biblioteca; da coordenação; da direção ; do planejamento escolar; dos professores; da secretaria; da supervisão; e algumas salas de aula .
No primeiro andar, por enquanto sabemos que existem: o centro de multimeios, as salas: do Laboratório Escolar de Informática (LEI), a de áudio visual e outras salas de aula.
A quadra serve para prática de esportes assim como também é um local onde os porteiros e funcionários organizam as mesas para as refeições dos alunos. A respeito destas, o cardápio é bastante diversificado e é elaborado por uma nutricionista.
O momento do intervalo é tranquilo, alguns alunos conversam outros estudantes leem livros e há também aqueles que participam de outras atividades.
Fomos à secretaria e obtivemos o histórico escolar antigo, da época em que o estabelecimento escolar não era profissionalizante. Nós ficamos de coletar mais dados e conseguir o Projeto Político Pedagógico da escola nas próximas visitas.
Minhas percepções sobre a escola foram ótimas, ela é bonita, limpa, organizada e os alunos são disciplinados. Percebe-se que existe respeito entre discentes, docentes e funcionários
Postagem do Blog alemdosmurosufc.wordpress.com - 25 de Maio de 2012
Equipe Além do Muro: André Felipe Brandão, Elvira Mariany Oliveira, Mikelle Souza e Maria Helena Cavalcante .